Escola Rural – Fátima Tenchina

Escola Rural – Fátima Tenchina

Ex- Aluna CPDI

Natural do município de Paulo Frontin, localizado a pouco mais de 200 km de Curitiba, no estado do Paraná, Fátima Tenchina, de 19 anos, mora hoje no interior da cidade vizinha, Paula Freitas, com os pais, em uma propriedade rural.

Dessa forma, apaixonada pelos animais e cursando Medicina Veterinária na universidade, Fátima conta que utiliza as horas vagas para estar com a família e os amigos, além de se dedicar aos estudos.

Projeto Escola Rural

Em 2017, Fátima conheceu o Projeto Escola Rural na Casa Familiar Rural de Paulo Frontin e naquele mesmo ano se formou.

“As aulas eram ótimas, o conteúdo foi aplicado de uma forma bastante dinâmica e prática, despertando o interesse pelo aprendizado. Boa parte do que aprendíamos no projeto aplicávamos durante as aulas do curso técnico”.

Fã do Projeto, Fátima sobretudo incentiva outros jovens a buscarem a mesma experiência enriquecedora que ela obteve.

“Indico o projeto para todos os jovens do campo que ainda não sabem quão valiosa ferramenta é a tecnologia no desenvolvimento de nossas atividades. Até porque antes, para mim, a tecnologia parecia ser algo distante do meio rural. Eu utilizava mais as redes sociais, pouco sabia a respeito de softwares e aplicativos e muito menos da importância destes na gestão e melhoria da propriedade rural. Contudo hoje, busco informações capazes de trazerem avanços significativos às atividades desenvolvidas. Além disso, ainda consigo auxiliar meus pais a se adaptarem às inovações tecnológicas no campo”. 

Superação em sala de aula

Sobre os desafios durante as aulas, Fátima revela que as dificuldades existiram, mas foram superadas com determinação.

“Sempre tive dificuldade em lidar com o Excel. Já trabalhava com planilhas de controle de custos na propriedade, porém por entender pouco do programa, por vezes acabava desistindo. No entanto com o auxilio do monitor do CDPI não desisti e hoje utilizo do programa com facilidade”. 

Certa de que aquilo que aprendeu vai permanecer com ela, a jovem complementa:

“Hoje me sinto preparada para encarar vários desafios na propriedade, na faculdade e futuramente no mercado de trabalho que está cada vez mais exigente e desafiador, principalmente no que está relacionado com a tecnologia”. 

Conhecimento vale ouro

“Vivemos em uma era que é imprescindível a busca por conhecimentos, a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas e precisamos aprender a usá-la a nosso favor e foi isso que o Projeto Escola Rural me proporcionou”. 

E mesmo diante de novos desafios, Fátima não se intimida.

“A faculdade onde curso Medicina Veterinária utiliza várias tecnologias em contribuição ao aprendizado. Sem a base que aprendi com o Projeto Escola Rural eu teria dificuldades de me adaptar. Ainda mais agora, em meio a essa pandemia, estamos tendo aulas online, por meio de plataformas e aplicativos e fico feliz em acessá-las com facilidade, assim obtenho um bom aproveitamento.  Além disso, o Projeto possibilitou muitos avanços na minha propriedade, hoje resolvemos muitas coisas sem mesmo sair de casa”. 

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da CPDI

Receba nossas novidades, gratuitamente.

Fale Conosco pelo WhatsApp